Medite na Palavra de Deus

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Missões Mundiais


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hoje é o tempo


Melhor coisa é caminhar na contra mão da cultura: Experimentando o melhor de Deus apesar da opinião contrária. Muitas decisões em nossas vidas são inadiáveis.

terça-feira, 20 de abril de 2010

A vírgula



Sobre a Vírgula
Muito legal a campanha dos 100 anos da ABI(Associação Brasileira de Imprensa).

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.Não, espere.Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.23,4.2,34.

Pode criar heróis..Isso só, ele resolve.Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.Vamos perder, nada foi resolvido.Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.Não queremos saber.Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar. Não tenha clemência!Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Detalhes Adicionais:SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA. * Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Formação Continuada
Grafia Braille
"Semeando Leitores e Escritores Competentes" - 120hs

Autora e Professora: Luciane Maria Molina Barbosa


Inscrições Abertas
Início em 19 de Abril

Plano especial Gpec para
Rede Pública e Estudantes - Consulte-nos!


Descrição
É cada vez mais forte a presença de alunos com deficiência visual em escolas regulares. O professor compromissado com uma educação de qualidade, muitas vezes, não se sente preparado para atender, de forma plena, as necessidades inerentes dessa ausência da visão e, por isso, investe seus esforços na procura de um caminho que lhe proporcione suporte para esse atendimento, já que não podemos considerar a alegação de que não existem profissionais para tal trabalho, o que caracterizaria discriminação, preconceito e exclusão.

Ao tentar empregar um conjunto de signos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade, o homem utiliza a linguagem como sendo a capacidade de comunicar-se por meio de uma língua. Toda essa atividade comunicativa revela a necessidade de estabelecer um contato mais direto com as regras que a língua oferece. No caso dos deficientes visuais, cujo contato com a palavra escrita fica comprometido, como podemos viabilizar essa comunicação partindo da necessidade de empregar uma linguagem acessível às suas condições? De que forma podemos garantir a sua inclusão educacional, profissional e social por meio da utilização de ferramentas que os permitem exercer, plenamente, sua atividade comunicativa e de alfabetização?

Em atendimento a Portaria nº. 2.678;02 MEC, que aprova diretrizes e normas para o uso ,ensino, produção e a difusão do Sistema Braille em todas as modalidades do ensino, compreendendo o Projeto da Grafia Braille para Língua Portuguesa, este curso vem cumprir o papel de difundir o conhecimento do Sistema Braille entre os profissionais da educação e saúde, visando uma ação inclusiva no trato com deficientes visuais.
Objetivos
Capacitar professores/multiplicadores do Sistema Braille e a utilização de recursos básicos para leitura e escrita, discutindo sua utilização por pessoas com deficiência visual, bem como os benefícios na sua Inclusão sócio-educacional.

Serão abordados:

- Dados sobre cegueira e baixa visão – dados estatísticos;
- Dicas de relacionamento com deficientes visuais - dinâmica;
- Jogos e materiais adaptados;
- Visão Histórica do Sistema Braille - Criação aos dias de hoje;
- Código Braille - Simbologia, estrutura e aplicação;
- Técnicas de escrita e leitura;
- Transcrição Braille;
- Adaptação de aulas e materiais;
- Áudio-descrição na sala de aula - oficina e elaboração de roteiro escrito;
- Formas de leitura - o áudio-livro e o livro falado.


Público
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos,diretores de escolas, pais, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.


Conteúdo Programático – 120 horas

Módulo 01 - A Escola Inclusiva e o Deficiente Visual

Abordagem teórica sobre Deficiência visual e sua definição; dados estatísticos; preparo e capacitação dos professores para atender a essa realidade; o Braille como recursos de inclusão social das pessoas com deficiência visual; a escola, a família e o deficiente visual.

Módulo 02 - Acessibilidade e Deficiência visual

Dicas de relacionamento com deficientes visuais: dinâmica de convivência; avaliação de experiências no convívio com deficientes visuais; breve noção sobre orientação e mobilidade.

Módulo 03 - Sistema Braille: um pouco de história

Histórico do Sistema Braille: da criação aos dias de hoje; reconhecimento do seu valor para a Educação dos Cegos; o Braille e suas diversas realidades: conquistas e desafios.

Módulo 04 - Sistema Braille: primeiros aprendizados

Abordagem sobre fase preparatória, técnicas de escrita, leitura, transcrição e produção de materiais em Braille; como conduzir o aprendizado do código Braille entre os alunos com deficiência visual; recursos que favorecem o processo de alfabetização Braille: materiais e jogos adaptados; técnicas de ensino; primeiras orientações: "cela" Braille e estrutura do código; a fonte Braille como recurso para professores.

Módulo 05 - Sistema Braille: o alfabeto

As três séries de sinais; Braille em negro: leitura e transcrição; atividades práticas de leitura de letras e palavras.

Módulo 06 - Sistema Braille: mais representações

Outras simbolizações e códigos: letra maiúscula e acentuação. Atividades práticas de leitura e transcrição; caça-palavras e outros jogos.

Módulo 07 - Sistema Braille: o texto

Aprendizado dos sinais de pontuação: frases e textos; atividades práticas de leitura e transcrição; normas técnicas para produção de textos em Braille: título, estrutura de parágrafo e poemas.

Módulo 08 - Sistema Braille: Tabela de Sinais

Outros sinais: simbolização matemática e da informática; a Grafia Braille para Língua Portuguesa: portaria e legislação; atividades práticas de leitura e transcrição.

Módulo 09 - A áudio-descrição e a Educação: elaboração de roteiro escrito

Sobre áudio-descrição: o que é, para quem se destina e como funciona; áudio-descrição na sala de aula como recurso de acessibilidade; exemplos de áudio-descrição; como elaborar um roteiro escrito e a áudio-descrição formal.

Módulo 10 - Formas de Leitura: Vantagens e desvantagens

As diferentes formas de acesso ao livro: o livro em Braille, o livro em áudio e o livro digital; o Braille convivendo com as tecnologias; diferença entre livro falado e áudio-livros; exemplos de livros acessíveis: o desenho universal na literatura; a lei do livro e direitos autorais.
O inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais após o encerramento do curso.

Coordenação e Tutoria

Autora e Professora - Luciane Maria Molina Barbosa – Pedagoga especializada em Grafia Braille. Deficiente visual, também possui experiência como usuária deste código de leitura tátil e escrita. Pós-graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva. Atuação no Atendimento Educacional Especializado para deficientes visuais em processo de alfabetização e reabilitação (Lorena - 2002 a 2009). Pedagoga da Equipe de Inclusão do Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional (CIAE), da Secretaria Municipal de Educação de Lorena. Professora de cursos de capacitação para professores em Grafia Braille , informática com DosVOX e oficinas de áudio-descrição pelo SENAI (Lorena - 2007), NTE - RJ (Plataforma on-line: São Pedro da Aldeia, RJ - 2006 /2007), UNESP (Guaratinguetá - 2007/2008/2009), Secretaria Municipal de Educação (Lorena - 2009/2010),, Parcerias com escolas particulares para formação continuada de professores (Guaratinguetá 2010). Palestrante sobre temas relacionados à inclusão escolar do deficiente visual e seu processo de alfabetização. Autora de artigos apresentados em congressos sobre Educação Inclusiva e publicados em livros, revistas e em sites de educação. Mantém um blog: www.braillu.com.

Apoio - Professora Me. Patricia Limaverde Nascimento
Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 14 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade, Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo. Atualmente também é docente da UCB em Brasília-Df.
Suporte de Relacionamento - Gisela Zampelli
Suporte técnico 1 – Avate
Suporte técnico 2 – Janaina Corrêa
Carga Horária e Horário do curso
A carga horária estimada para esse curso é de 120 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
Requisitos Necessários

Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também um fóruns de discussão dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.Todos os inscritos receberão o Manual do Aluno por e-mail, de fácil entendimento para navegar na área do curso e utilizar todas as ferramentas disponíveis. Além disso, disponibilizamos um suporte técnico por e-mail e por skype para auxiliar os inscritos na navegação.

Avaliação e Certificação

O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1. Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2. Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3. Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4. Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da empresa GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será emitido via correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa e selo de autenticidade.

O certificado da Gpec tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga horária descrita. A GPEC oferece seus cursos on-line para todo o Brasil e seus certificados são amplamente aceitos.
Valor

Este curso possui um investimento total de R$ 150,00 (Cento e cinqüenta Reais)


Formas de Inscrição e Pagamento

Temos três opções de inscrição e pagamento:
1- Parcelado no cartão de crédito (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)
2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário
O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.
Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página.
Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro . Abrirá uma janela de formulário.
Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição.
A sua inscrição será efetivada e o código de acesso enviado por e-mail , junto com o manual do aluno.

Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro.

O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail.
3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica em até duas vezes sem juros com seus dados para pagamento
(para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo, CEP e CPF).
Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária e em casas lotéricas.
Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos, envie um e-mail para: gpec@gpeconline.com.br
Atenciosamente
Equipe GPEC
“ Pouco a pouco.....transformando a educação”

GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
Tel /Fax. 11 - 3782-0635 e 8603-7107
São Paulo - SP
www.gpeconline.com.br