Medite na Palavra de Deus

sábado, 21 de maio de 2011

CONPET - Tira dúvidas dos Professores


1. Qual a composição química do diesel (é a mesma do petróleo)?



Em química é denominado de hidrocarboneto todo composto químico constituído essencialmente por átomos de Carbono (C) e de hidrogênio (H). Os hidrocarbonetos podem ser encontrados na natureza associados a átomos de oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e íons metálicos (níquel, vanádio etc.) que são chamados de contaminantes. São conhecidos milhares de tipos de hidrocarbonetos.

Todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum oxidam-se, isto é reagem com o O2, liberando energia na forma de calor. Os hidrocarbonetos encontrados na natureza na forma líquida são chamados de petróleo, os na forma sólida de carvão mineral e os na fase gasosa de gás natural. As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo as mais complexas, possuem alta estabilidade termodinâmica. Apenas o metano que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas por isso os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nas camadas superficiais da terra.

A quantidade de átomos de carbono e hidrogênio presentes nas moléculas dos hidrocarbonetos líquidos, ou seja, no petróleo, depende do tipo de ligação existente entre eles (simples, dupla, tripla ou aromática), determina suas características físicas e podem ser representadas pelas seguintes equações químicas: Alcanos: CnH2n+2, Alcenos: CnH2n, Alcinos: CnH2n-2, Ciclanos: CnH2n, e Ciclenos: CnH2n-2.



O diesel é um derivado do petróleo (componente) aromático que segue a equação CnH2n+2 na sua composição básica. Na refinaria a cadeia de moléculas do petróleo é “quebrada” em várias, seus componentes, e um delas é do diesel. Na verdade com o aquecimento a cada faixa de temperatura é liberado cada um dos componentes existentes no petróleo.



Concluindo os hidrocarbonetos encontrados na natureza são constituídos pelo carvão mineral (estado sólido), o petróleo (estado líquido) e gás natural (estado gasoso). Já o diesel é um dos componentes existente no petróleo, o seja, todo petróleo tem uma parcela de diesel em sua composição e o que varia é a sua quantidade (%) que é separada na refinaria.





2. Nos locais onde o petróleo foi gerado, existe a falha geológica e isto tem a ver com a divisão das placas geológicas. Isto está correto? Se é assim, porque temos petróleo no Atlântico, onde não existe alguma ponta de placa geológica?



Sim. Na verdade é necessário que exista trapa para o petróleo ser acumulado.

As condições necessárias teoricamente para possibilitar a formação de um jazida de petróleo são:

1) existência de rocha geradora (composta de muita matéria orgânica, por exemplo restos se plantas ou animais) ,

2) rocha reservatório (muito porosa e capaz de armazenar o petróleo gerado que migrou da rocha geradora ex: arenito), 3) trapas (deslocamento relativo das rochas de modo que a rocha reservatório fique isolada, ou seja, cercada de rochas impermeáveis como por exemplo um folhelho fechado que não permite o fluxo do petróleo e forme uma acumulação. A ideia é confinar o fluido como acontece numa cuba de vidro cheia de areia e água),

4) presença de microrganismos,

5) relação de tempo adequada (milhões de anos e na sequência correta),

6) alta pressão (peso das camadas superiores) e temperatura.

Resumindo: material orgânico sob ação de bactérias e microrganismos + empilhamento de camadas + ação do tempo, calor e pressão >>>> PETRÓLEO (vide figura abaixo).

Agora fique tranqüila que as falhas foram geradas há muito milhões de anos atrás, na época que os continentes estavam se separando e se formando. Isto explica porque apesar da relativa estabilidade das placas (atualmente) no Atlântico felizmente temos reservatórios de petróleo.





sexta-feira, 20 de maio de 2011

Acróstico

Pedagogia
Responsabilidade
Ámor
Trabalho
Instrução
Coragem
Ardor

Divina
Esperança

Entusiasmo
Naturalidade
Sabedoria
Intimidade
Nascimento
Olhar

Refletindo sobre a Prática de Ensino

Toda prática pedagógica, por ser conscienten e diretiva se mostra com uma postura política, sendo o professor responsável por suas ações, diretivas ou não.
"A prática de ensino é um guia de intenções políticas e educativas."

Educar para VIDA

Prática de Ensino
Eixo estruturador da Prática Docente.

 O Ensino direcional ou não, revela uma intenção: a de produzir aprendizagem; se apresenta como palavra ação, palavra-ordem, palavra-prospectiva, Traduz um resultado desejado.

O ensino se traduz em um fenomeno que implica desenvolvimento, melhoria. E mais: não se limita o bom ensino ao avanço cognitivo intelectual, mas envolve igualmente progressos na afetividade, moralidade ou sociabilidade, por condições que são do desenvolvimento humano integral.