Medite na Palavra de Deus

quarta-feira, 11 de julho de 2012


Muitas pessoas são rejeitadas antes mesmo de nascer, no ventre e quando nascem são tratados como aquilo que não era para acontecer, mas aconteceu. O tempo vai passando e cada pessoa que chega ouve a mesma história eu não queria bem esta menina, muito menos agora, mas aconteceu eu vou criando vamos ver o que vai dar. Mas DEUS que é o dono do Universo, e tem o controle de todas as situações sabe de tudo, seu plano para nós é perfeito. Como diz o texto da palavra de ¨Ainda que meus pais me abandonarem o Senhor me abrigará." 

Netiqueta- Muito bom para aprender.


1. O uso da Netiqueta no AVA
Autora: Valéria S. Lima

Quando participamos da criação de comunidades virtuais de aprendizagem e principalmente com a proposta de autoria virtual pessoal ou coletiva, precisamos estar atentos também à formação dos participantes com relação às questões morais e éticas. Caso contrário, podemos contribuir com a exclusão e ou marginalização de alguns dos participantes e com a apropriação indébita da propriedade intelectual.

Neste material, iremos apresentar dicas de Netiqueta, valorizando, desta forma, o letramento digital associado à capacidade de ler, interpretar e respeitar as crenças morais e éticas abraçadas por um grupo em particular a fim de aplicá-las de forma responsável.

1.1 Netiqueta no Fórum
O fórum de discussão é um dos ambientes coletivos mais usados por comunidades virtuais de aprendizagem e será de grande importância na formação desta comunidade de aprendizagem e na produção dos materiais em co-autoria, facilitando as trocas de experiências, questionamentos e construção de conhecimentos entre os participantes.

VAMOS ÀS DICAS:
Sempre que participamos de uma conversa com um grupo de pessoas, começamos com uma saudação (Ex: Olá, Pessoal...) e procuramos saber qual o assunto e como contribuir com novas informações.

No fórum também precisamos proceder desta forma, garantindo o diálogo e a colaboração no desenvolvimento de um tema.

COMO INTERAGIR COLABORATIVAMENTE NO FÓRUM:

LEIA as mensagens dos colegas;
a seguir, CONTRIBUA com novas informações e questionamentos;
retorne ao fórum e LEIA as novas postagens dos participantes;
a seguir, CONTRIBUA com novas informações e questionamentos.

OU SEJA: use o fórum para discutir e não simplesmente para responder, ignorando quem já escreveu lá. Se há mensagens, leia-as antes de postar a sua.

IMPORTANTE

Finalizar a sua mensagem com uma nova questão ao grupo poderá facilitar a continuidade das discussões sobre o tema proposto.

Não se esqueça de assinar o seu nome ao final do texto, pois nem sempre o seu login é o seu nome.

Sempre revise a mensagem antes de enviar, evitando erros ortográficos, gramaticais e/ou de digitação.

1.2 Netiqueta na Comunicação Pessoal
É importante estabelecer bons hábitos na comunicação pessoal com os demais participantes do curso e, posteriormente, nas comunicações com os estudantes da disciplina, garantindo, desta forma, que os objetivos da comunicação sejam alcançados.

a) Cuidados com a linguagem

Ao escrever uma mensagem via e-mail ou no AVA, leia sempre mais de uma vez o texto para evitar erros ortográficos e gramaticais, ou mesmo de compreensão dos objetivos desejados.

Avalie quem é o destinatário e procure adequar o texto às suas características, considerando sua função e o tipo de relação que tem com ele.

b) Sempre responda uma mensagem recebida

Como regra da EaD da UFSCar, uma mensagem postada no ambiente, seja esta sobre uma atividade ou outro tipo de comunicação, deve ser respondida no prazo de 48 horas e, se for urgente, com até o máximo de 24 horas. A não observância deste aspecto pode emperrar o andamento dos processos.

c) Cortesia nas comunicações

Não usar de palavras ríspidas, palavrões e frases provocativas. No ambiente virtual, se uma mensagem não o agradou, uma boa dica é deixar para responder mais tarde, já que o ambiente virtual do curso privilegia as comunicações assíncronas (em tempos diferentes). Respire fundo, dê uma volta e, quando se acalmar, escreva a mensagem.

d) Linha de assunto das mensagens

Quando utilizar as ferramentas fórum e e-mail pessoal nas comunicações, atente-se à linha de assunto para valorizar o conteúdo da mensagem com informações suficientes para compreensão geral. Uma linha de assunto deve ser clara, precisa e objetiva ou corre-se o risco de a mensagem não ser lida ou não ser compreendida dentro da proposta do emissor. Em comunicações via e-mail sem um assunto adequado, sua mensagem pode até ser confundida com algum vírus de Internet.

e) Formatação das mensagens

Antes de enviar qualquer mensagem virtual, e mesmo idealizar uma página ou documento digital/virtual, lembre-se de que:
  • escrever mensagens com LETRAS MAIÚSCULAS pode parecer ao leitor que você está GRITANDO. Além disso, se usar o negrito, A SITUAÇÃO PODE FICAR MUITO DELICADA com relação ao entendimento do leitor;
  • deve evitar o uso excessivo de "emoticons" , pois ao invés de tornar a leitura agradável, poluem mais do que ajudam ;;
  • deve usar cores com moderação e somente para destaques especiais. O mesmo serve para o tamanho das letras.

domingo, 8 de julho de 2012

Deus é surpreendente. Ele é fiel.


    “A Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está.” Charles H. Spurgeon.

    “O estudo da Bíblia enobrece a todo pensamento, sentimento e aspiração, como nenhum outro estudo o pode fazer. Dá estabilidade de propósitos, paciência, coragem e fortaleza; aperfeiçoa o caráter e santifica a alma. O esquadrinhar fervoroso e reverente das Escrituras, pondo o espírito do estudante em contato direto com a mente infinita, daria ao mundo homens de intelecto mais forte e mais ativo, bem como de princípios mais nobres, do que os que já existiram como resultado do mais hábil ensino que proporciona a filosofia humana. ‘A exposição das Tuas palavras dá luz’, diz o salmista; ‘dá entendimento aos símplices.’” Sal. 119:130. Ellen White

    Por essas razões, reuni alguns versículos maravilhosos da Palavra de Deus, um para cada letra do alfabeto (com adaptações). São versículos que amo e que são promessas pra minha vida.

    A – Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus. Salmos 46:10

    B – Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

    C – Com amor eterno e amei; por isso, com benignidade te atraí. Jeremias 31:3

    D – Deus é amor. I João 4:8

    E – Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá. Apocalipse 1:4

    F – Filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Efésios 6:1

    G – Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo. Gálatas 1:3

    H – Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará. Tiago 4:10

    I – Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

    J – Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. João 5:8

    K – Keep your tongue from evil and your lips from speaking lies. Salmos 34:13 (Refreia língua do mal e os lábios de falar dolosamente.)

    L – Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade. Eclesiastes 12:1

    M – Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra. Salmos 34:19

    N – No tocante a mim, confio na Tua graça; regozije-se o meu coração na Tua salvação. Salmos 13:5

    O – O caminho de Deus é perfeito. Salmos 18:30

    P – Porque para Deus não há impossíveis. Lucas 1:37

    Q – Quem nos separará do amor de Cristo? Romanos 8:35

    R – Reina o Senhor; tremam os povos. Salmos 99:1

    S – Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Salmos 100:2

    T – Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Romanos 8:28

    V – Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe. Provérbios 22:29

    W – When I am afraid, I put my trust in you. Salmos 56:3 (Em me vindo temor, hei de confiar em Ti,)

    X – Eu te eXaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos. Salmos 145:1

    Y – You are light for the world. Mateus 5:14 (Vós sois a luz do mundo.)

    Z – Zion hears and rejoices. Salmos 97:8 (Sião ouve e se alegra.)