Medite na Palavra de Deus

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Como trabalhar com a ficha



FICHA INDIVIDUAL DE OBSERVAÇÃO

OBJETIVOS:

·         DAR AO EDUCADOR CONDIÇÕES DE ORGANIZAR MELHOR SUAS OBSERVAÇÕES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NO DIA A DIA.
·         DELINEAR O PERFIL DO ALUNO, SEUS HÁBITOS E SUAS PREFERENCIAS.
·         UTILIZAR A FICHA DURANTE AS REUNIÕES COM OS PAIS, COMO FONTE DE INFORMAÇÕES SOBRE A CRIANÇA.


OBSERVAÇÕES:

·         ACONSELHAMOS O PROFESSOR A COMEÇAR A TRABALHAR COM ESTA FICHA SOMENTE A PARTIR DO 1°BIMESTRE, QUANDO JÁ SE TEM UM CONHECIMENTO MELHOR DO ALUNO, POIS, NESSA FAIXA DE IDADE, ÁS VEZES, A CRIANÇA PODE TER ATITUDES AGRESSIVAS OU DESORDENADAS NA APRESENTAÇÃO DAS IDEIAS, SEM QUE ESTAS SEJAM SUAS CARACTERÍSTICAS VERDADEIRAS. NÃO ESPERE DO ALUNO UM COMPORTAMENTO ESTÁVEL. PREENCHA A FICHA APÓS VÁRIAS OBSERVAÇÕES.
·         PARA AVALIAR O GRAU DE APRENDIZAGEM E A MATURIDADE DO ALUNO, É PRECISO OUVÍ-LO E OBSERVÁ-LO COM BASTANTE ATENÇÃO, E TAMBÉM VERIFICAR SEU DESENPENHO DURANTE TODA E QUALQUER ATIVIDADE.
·         ESPERAMOS QUE ESTA FICHA SEJA UMA FERRAMENTA DE AJUDA A SEU CRIATIVO E DINÂMICO TRABALHO, PARA JUNTOS FORMAMOS CIDADÃOS COM HABILIDADES E ATITUDES POSITIVAS.

ATIVIDADE SIMPLES TRABALHANDO OS NOMES



1.    CADA PESSOA É DE UM JEITO E TEM UM NOME.


CONTEÚDOS
OBJETIVOS
·         Nome
·         Identidade
·         Reconhecer o nome
·         Desenvolver a identidade


         ESTA ATIVIDADE PROPÕE DUAS ETAPAS DE TRABALHO. A PRIMEIRA É COM A MÚSICA QUE APRESENTA E INTRODUZ O TRABALHO COM O NOME DO PROFESSOR E DAS CRIANÇAS DA TURMA. A SEGUNDA PEDE A COLAGEM DA FOTO DA CRIANÇA.
         EM RODA, O PROFESSOR DEVE COMENTAR QUE TODAS AS PESSOAS TÊM UM NOME E QUE ELE VAI ENSINAR UMA MÚSICA PARA QUE CADA CRIANÇA FALE O SEU NOME PARA A TURMA.
         PROFESSOR, CANTE A MÚSICA INICIANDO COM O SEU NOME E DEPOIS INTRODUZA O NOME DE CADA CRIANÇA. SUGERE-SE QUE O PROFESSOR FALE O NOME (SEGUINDO A ORDEM ALFABÉTICA) DA CRIANÇA E PEÇA QUE ELA LEVANTE A MÃO PARA OS COLEGAS SABEREM QUEM É. O OBJETIVO AQUI É A APRESENTAÇÃO DAS CRIANÇAS E O CONHECIMENTO DO NOME DOS COLEGAS.
         ESTA MÚSICA PODE SER REPETIDA TODOS OS DIAS, NA RODA DE CONVERSA DO INÍCIO DA AULA. O PROFESSOR PODE INTRODUZIR UMA VARIAÇÃO – SEGUIR A ORDEM EM QUE AS CRIANÇAS ESTÃO SENTADAS NA RODA, COM CADA UM FALANDO O SEU NOME.
         DEPOIS DE CANTAR, COLOQUE TODAS AS FOTOS NO CENTRO DA RODA E PEÇA QUE CADA CRIANÇA, NA SUA VEZ, IDENTIFIQUE E PEGUE A SUA FOTO. NA RODA, PEÇA PARA QUE CADA ALUNO MOSTRE A SUA FOTO PARA OS COLEGAS E AJUDE-OS A DESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS (SEU JEITO). FEITO ISSO, ENTREGUE A FOLHA DA ATIVIDADE PARA QUE ELES COLEM A FOTO NO LUGAR INDICADO.





Caixa de texto: LISTA DE ALUNOS – PROFESSOR, CONFECCIONE EM PAPEL-CARTÃO OU CARTOLINA UMA LISTA, EM ORDEM ALFABÉTICA, COLANDO A FOTO DA CRIANÇA DO LADO ESQUERDO E, EM SEGUIDA, O NOME DELA, ESCRITO NA COR PRETA, COM LETRA DE IMPRENSSA (BASTÃO) MAIÚSCULA. SE POSSÍVEL, DIGITE OS NOMES E DEPOIS IMPRIMA-OS, POIS ISSO GARANTIRÁ QUE AS LETRAS TENHAM O MESMO TAMANHO E PADRÃO. NESSE CASO, DÊ PREFERENCIA A UMA FONTE SIMPLES E OPTE POR UM TAMANHO QUE PERMITA A FÁCIL IDENTIFICAÇÃO PELO ALUNO.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR


1.    SUGERE-SE QUE O PROFESSOR SOLICITE PREVIAMENTE AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS UMA FOTO DA CRIANÇA SOZINHA, NO FORMATO 10cm X 15 cm (paisagem). PARA A PLACA COM O NOME DO ALUNO E A LISTA DE ALUNOS, SERÃO NECESSÁRIAS MAIS DUAS FOTOS NO FORMATO 3cmX 4cm.
Caixa de texto: PLACA COM NOME – PROFESSOR, UTILIZE UMA PLACA COM PAPEL MAIS GROSSO. COLE A FOTO E ESCREVA OU COLE O NOME DA CRIANÇA. SERIA INTERESSANTE QUE A PLACA FOSSE PLASTIFICADA, COM UM PLÁSTICO ADESIVO TRANSPARENTE, PARA AMPLIAR A SUA DURABILIDADE.


Caixa de texto: LISTA DE ALUNOS – PROFESSOR, CONFECCIONE EM PAPEL-CARTÃO OU CARTOLINA UMA LISTA, EM ORDEM ALFABÉTICA, COLANDO A FOTO DA CRIANÇA DO LADO ESQUERDO E, EM SEGUIDA, O NOME DELA, ESCRITO NA COR PRETA, COM LETRA DE IMPRENSSA (BASTÃO) MAIÚSCULA. SE POSSÍVEL, DIGITE OS NOMES E DEPOIS IMPRIMA-OS, POIS ISSO GARANTIRÁ QUE AS LETRAS TENHAM O MESMO TAMANHO E PADRÃO. NESSE CASO, DÊ PREFERENCIA A UMA FONTE SIMPLES E OPTE POR UM TAMANHO QUE PERMITA A FÁCIL IDENTIFICAÇÃO PELO ALUNO.Caixa de texto: RODA DE CONVERSA
   SUGERE-SE QUE ESTA SEJA UMA PRÁTICA NA ROTINA DAS AULAS. ORGANIZE A TURMA EM RODA, SENTADOS NO CHÃO, DE FORMA QUE TODOS POSSAM SE VER E VER O PROFESSOR. NORMALMENTE, A RODA DE CONVERSA ACONTECE NO INÍCIO DA AULA, QUANDO O PROFESSOR RECEBE OS ALUNOS E FALA SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS, INCLUSIVE SOBRE A ROTINA DO DIA. A RODA PODE ACONTECER, TAMBÉM, NO PREPARO PARA AS ATIVIDADES, QUANDO SE EXPÕEM OS CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS E ORIENTA-SE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.
2.    NA RODA DE CONVERSA, ENTREGUE PARA CADA CRIANÇA A PLACA COM O SEU NOME. PEÇA QUE ELAS OBSERVEM A FOTO E AS LETRAS DO NOME. EXPLIQUE QUE ESSAS LETRAS JUNTAS FORMAM O NOME DELAS.